sábado, 13 de junho de 2009

Projeto Retalhos

  1. O Projeto Retalhos da Natureza e Retalhos do Luxo nasceu da vontade de fazer alguma coisa pelo meio ambiente após ter concluído um curso de Especialização em Educação Ambiental,no então Cefet-Centro Federal de Educação Tecnológica, Campos dos Goytacazes.
Não podia receber todo aquele conhecimento, condensá-lo numa folha de papel chamada "diploma" e sair por aí me dizendo especialista em Educação Ambiental sem nada fazer pelo meio ambiente,pelas pessoas, pela garantia das gerações futuras.
Como sempre gostei de arte,optei em educar ambientalmente através da arte.As idéias foram surgindo e, junto da minha filha Melyssa Maria,então com 13 anos, um trabalho começou a ser formatado. Eu resolvi fazer arte com "retalhos da natureza" e ela com "retalhos do luxo".
Dentro do Projeto Retalhos,no segmento Retalhos da Natureza, trabalho com oratórios e outros objetos úteis a partir da matéria prima proveniente de palha de coqueiro, refugo de marcenaria, de marmomaria e de obra, sementes, galhos secos, enfim, tudo aquilo que seria descarte da natureza ou do que foi extraído dela.
No Segmento Retalhos do Luxo Melyssa começou a trabalhar com flores de retalhos de tecidos fazendo colares, broches, fivelas e criou uma bonequinha que chamou de Magrella.A Magrella é uma bonequinha com o corpo feito de cordão de malha e suas roupinhas são feitas de
minúsculos retalhos de tecidos.A Magrella caiu no gosto popular e encanta a todos por onde passamos...É usada como adereço em cadernos,chaveiros e diversos outros objetos abrangendo desde do público infantil aos idosos.
O Projeto Retalhos já participou, desde do início de suas atividades, em diversos eventos com exposições,palestras e oficinas.
Ensinamos as pessoas a gerar renda com matéria prima retirado do "lixo".É um trabalho muito gratificante.Por onde já passamos deixamos sementinhas e era este o nosso objetivo.
Hoje sinto que estou no caminho certo, pois é muito difícil mobilizar as pessoas para falar das questões ambientais só com palavras e a arte é uma opção que chega primeiro.As pessoas são sensibilizadas pelo apelo do belo, do interessante, para então receber uma explicação verbal que promove o nosso grande objetivo:Discutir o destino dos resíduos sólidos.
Prometo em breve colocar fotos dos eventos e de algumas peças para vocês conhecerem melhor nosso trabalho.Confesso que estou fazendo este blog e digitando sua primeira postagem assim naquele velho e bom modelo das invenções:ensaio e erro!
Não sei,ainda, postar imagens,mas vou aprender!!!
Aliás, aproveito a oportunidade para deixar registrado um grande agradecimento a professora Ines do Curso de pós-graduação em Educação Ambiental do Cefet Campos,da turma de 2005.Foi a professora Ines que exigiu que eu fizesse um e-mail, entrasse numa rede de amigos e aqui estou eu criando um blog para divulgar o meu trabalho na área de educação ambiental.
Ines são pessoas assim como você é que fazem diferença na vida da pessoa para que ela também faça diferença na vida de outras pessoas...É a rede!!!
Até mais.Saudações.Izabel Gregório.

3 comentários:

  1. Oi,Isabel! É um prazer te conhecer e teu trabalho é muito legal, junto com tua filha. Deve ser divulgado. Não consegues imagem deles? Não é difícil. Até com o celular podes tirar fotos deles e depois enviar pro teu email.Aí é só salvar como imagem e pronto.Gostaria muito de tê-las pra divulgar mais, mas mesmo assim, vou dar um jeitinho, depois te aviso onde está,tá? beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Isabel, voltei pra te dizer que coloquei um post com teu depoimento nesse endereço,num dos meus blogues.beijos.Te espero lá!chica ( quando tiveres imagens me manda,tá?)


    http://cuidandodonossograndecanteiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Izabel, seu trabalho é sem sombra de dúvidas lindo!!!
    E entendo que realmente seja muito complicado despertar mobilização na consciência das pessoa,noção de cidadaia 0u preocupação com os resíduos sólidos.
    vivemos um momento em que as pessoas buscam satisfações rápidas e um consumismo desenfreado.
    Assim é mais que necessário parabenizá-la pelo belo e artesanal trabalho que vem desempenhando.
    Beijos!!!!!
    VIVIAN

    ResponderExcluir